sábado, 27 de Abril de 2024  13:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-10-2015

Especialistas em economia e cultura marítima reunidos no Museu Marítimo de Ílhavo.



O seminário "Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar" promete atrair ao Museu Marítimo de Ílhavo figuras de referência no mundo da cultura e da economia marítima. Numa altura em que se discute a redefinição do “mar português”, numa perspetiva essencialmente económica e geopolítica, o Museu promove a reflexão e discussão em torno de temas de cultura marítima.

A IV edição do seminário Desafios do Mar Português será dedicada ao tema “Portos, Paisagens Portuárias e Economia do Mar”. O Seminário contará com a parceria do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., cujo arquivo histórico em depósito no CIEMar-Ílhavo.Começa às 9h30 com a intervenção de Fernando Fidalgo Caçoilo (Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo) e o lançamento do n.º 3 da revista “ARGOS”.

A conferência de abertura, às 10h00, conta com intervenção de Frits Loojmeir (Director of Roterdam Maritime Museum) sobre a relevância do Museu Marítimo.

Na agenda estão os painéis “Os portos e espaços portuários da Época Romana à Idade Média” com Vasco Mantas (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra); “Os portos do litoral norte português: O caso de Leixões” com Joel Cleto (Porto Canal/ISAG Porto); “O porto de St. John´s – Terra Nova: uma evocação histórica” com Jean Pierre Andrieux; “Espaços portuários na evolução da paisagem urbana: O Porto como caso de estudo” com Helena Teixeira (CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e a apresentação do documentário “Fundeadouro Romano em Olisipo” de Raul Losada (Time Land Films).

Depois de almoço há painéis sobre “Os portos na economia do mar” com Miguel Marques (PricewaterhouseCoopers), “Os Portos na ação do Fórum Oceano” com Rui Azevedo (Associação Fórum Oceano), “A APDL e o Sector dos Cruzeiros” com Emílio Brogueira Dias (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.), “A Gestão Portuária e a formação especializada do ISCIA” com Eduardo Martins (ISCIA), “O Porto de Aveiro no contexto regional e nacional” com Pedro Braga da Cruz (Administração do Porto de Aveiro) e “A Geopolítica dos Portos e a Economia do Mar” com António Costa Silva (Partex Oil and Gas).

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®